FOTO DO ALMOÇO ANUAL

FOTO DO ALMOÇO ANUAL
A VELHA MALTA

sexta-feira, 11 de março de 2011

A AMIZADE








A AMIZADE
Por João Brito Sousa

A AMIZADE é um sentimento nobre que deve perdurar nos nossos corações, se possível, duradoiramente. É um sentimento belo, que nos dispõe bem e alegra-nos a alma. O passo seguinte é a felicidade. Ou a harmonia interna como pretende Saramago. Somos amigos de alguém quando se é detentor de carácter reconhecido por muitos. A amizade às vezes embaraça-nos e faz-nos exigências nas contrapartidas que moralmente requer. Temos de compartilhar com o amigo e ouvi-lo com atenção. È um amigo que está a falar. É ele a nossa voz, as nossas intenções são as suas, há um intercambio de interesses. E a vida sorri. A boa disposição chega e a vida é mais bela. A vida tem o seu encanto se nos oferecer condições para sonhar e se nós dialogarmos, entre nós, da melhor maneira que soubermos. A vida é sabedoria, é conhecimento, é alegria é vaidade às vezes. E também pode ser sofrimento. Normalmente é também. Ser amigo ou dar amizade a alguém é ter saudade, é gostar de estar, é sentir a sua ausência, lamentar-se. É desejar o bem, é querer o melhor, é tudo o que desejamos para nós desejarmos igualmente aos outros, é ter dinheiro para custear o essencial, é dizer bom dia amigo, é andarmos de cabeça erguida. E espinha direita.
A amizade reflecte-se naquele abraço que se dá à nossa mãe, quando chegamos de um longo período de ausência. A nossa mãe é sempre amizade. Nada mais belo que abraçar a mãe e perguntar-lhe, dizendo, mãe, estás bem, como te amo. Mãe, sempre. A minha mãe estará sempre comigo. In my heart.
Os meus amigos que já partiram deixaram-me mais só. Porque éramos verdadeiramente amigos. Uma vez …
Tenho saudades de tudo porque tudo o que fiz, amei. Pus nisso tudo, todo o meu empenho, todo o meu querer, todo o meu saber. Aprendi a sofrer, paulatinamente, pouco a pouco, degrau a degrau. Mas sofre-se mesmo amando, mesmo gostando, mesmo querendo. A amizade não é um sentimento linear. É um processo de gradual evolução, havemos de lá chegar. Mas é mais difícil manter. Um dia vem…que …
Devemos constituir laços de amizade fortes, indestrutíveis, quase. No fundo é amarmos, as coisas e as pessoas. Precisamos de amor. Precisamos de dar amor. Precisamos de partilhar, com os que nos estão mais próximos. Se todos pensássemos nisso, teríamos uma vida melhor, o ar será mais puro, as rosas mais vermelhas, os cravos idem e mais encantadoras as campanuláceas do valado. E os escritores seriam mais fluidos, surgiriam ideias, seria um mundo mais poético. Poesia. Poesia, o que é? É a amizade plena. É o encantamento que nos chega através da palavra. É a palavra no lugar certo.
Uma vez perguntaram a Hemingway se emendava os textos. Sim, disse o escritor. Para quê? Para ajeitar as palavras. A poesia nas palavras. A amizade nas palavras.
A amizade.


jbritosousa@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário