FOTO DO ALMOÇO ANUAL

FOTO DO ALMOÇO ANUAL
A VELHA MALTA

sábado, 31 de outubro de 2009

ARTE DE PENSAR? ...


A ARTE DE PENSAR

A propósito do poema do António Palmeiro, comecei a pensar no título, por não me entrar bem essa coisa de pensar ser arte. O título da crónica Antonina, a ARTE DE PENSAR, estará correcto? Vou pensar!...

Ao pensar em pensar, estava a dar instruções ao cérebro para trabalhar esta premissa. O cérebro, entretanto, vai trabalhar esta mensagem, indo certamente buscar informações ao meu armazém cultural, e responde.

Pensar é raciocinar, é pôr o cérebro em acção, é entregar-lhe uma questão para que o mesmo responda. O cérebro vai dar uma resposta a uma questão que lhe é colocada através do pensamento..

Pensar é pedir a um comando que responda a uma questão colocada. Coloca-se uma questão a nós próprios e a resposta vem depois de se pensar maduramente nela.

Pensamento é a atitude de pensar em movimento. É o resultado de uma pesquisa, é uma resposta obtida a uma questão colocada.

O cérebro,

- aceita milhares de informações vindas dos nossos vários sentidos (visão, audição, olfato)
- deixa-nos pensar, sonhar, raciocinar e sentir emoções

Pensar, é uma actividade que actua na oficina onde se situa o cérebro, portanto, não será arte.


Pensar uma actividade que conduz a uma resposta. Não é arte.

Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma e processo mental.

Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade.

Pensar não é arte. Logo, ARTE DE PENSAR, não.

Joáo Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário