FOTO DO ALMOÇO ANUAL

FOTO DO ALMOÇO ANUAL
A VELHA MALTA

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

CRÓNICA FROM WASHINGTON


(Diogo Costa Sousa, Zé Gabadinho, M.Lima,Florival, Coelho e Reinaldo)

Perguntas ja' sem resposta.

Sera' que e' possivel ser homem sem nunca ter sido menino?Sera' que uma crianca O possa nunca ter sido?Eu diria,talvez!Gostaria de possuir o talento para escrever como o teem alguns colegas. Nao tenho,portanto nao serei capaz de transcrever o que quero como o desejaria.

Olhando para traz eu recordo que nao tinha pachorra nem pempo para perder com brincadeiras que eu considerava insonças quando, poderia estar observando como funcionava um tractor, interrogando-me como e o que faziam actuar os seus hidraulicos,como funcionava um motor,que fenomenos produziam o efeito de movimento a's suas rodas de balanco.

Consumia ou consumi o meu tempo observando e tentando entender estes, para mim e à época, fenõmenos técnicos. Se passava um avião, olhava para o ar e interrogava-me:-'Que diabo faz aquilo se manter no ar se as asas nao se mechem e, ainda por cima tão rapido?'Jogar ao "coito" fi-lo raras vezes! Futebol? Alem de cansar e nunca fui fisicamente forte, não achava 'piada' nenhuma ao correr atraz de uma bola e, achava estranho que houvesse quem faltasse a uma aula em troco de uma jogatana!...

Eu, se faltasse seriam so' porduas razoes, ou não gostava do professor ou tinha ' medo' da materia.E isto traz-me a' memoria uma aula de festa no fim do segundo periodo do quarto ano(segundo da formacao de serralheiros).

Recordo ainda todos os professores, se nao pelos nomes pelo menos pelos apelidos. Portugues, Dona Eunice (pescocinha...o apelido fala por si) Matematica, Dr.Tavares de Matos Tecnologia, Eng.Costa Pate', Desenho, Eng.Neves Pereira (Engenheirinho...baixa estatura mas um grande homem....foi ele que nos disse que a estatua de Duarte Pacheco em Loule ficou por acabar, porque alguem tinha "gamado" uma parte dos fundose, deu-se a desculpa de que Duarte Pacheco tambem não havia concluido os seus projectos)... a malta da turma deve recordar-se disso, Mechanica, tambem o eng.Neves Pereira, Oficinas, os mestres Olivio e Mendonca, Fisica o Dr.Pinheiro da Cruz (o lambreta...devido ao seu modo de transporte), Mocidade era mais ou menos facultativa e era ministrada pelo grande senhor, o mestre Olivio.

Como dizia na aula de festa que acontecia na sala 6, além do sr eng.Neves Pereira havia outros professores e a sala estava cheia a abarrotar. O Renato de Olhao animava a festa com o seu acordeão.

Eu pelos meus 14 anos era dos mais novos e de menor compleição fisica, talvez o mais pequeno da sala. A's tantas Tavares de Matos (sem doutor de propo'sito), passa os olhos pela sala e escolhe-me para o estrado que servia de palco.

Fiquei aterrorizado,vermelho não de certeza mas, pálido de medo, de seguida chamou uma nossa colega que não fixei a imagem, tal era o medo e disse:-O Renato vai tocar e voces vão dancar!Respondi-lhe aterrorizado que só dancaria se ele o fizesse primeiro...confesso que nao sei como me saiu tal resposta.

Claro toda a sala se riu incluindo o sr eng.Neves Pereira. Mandou-me sentar com todos a rir a bandeiras despregadas. Na ultima aula de matematica, nas horas que se seguiram, chamou-me para as tais chamadas que poderiam sair bem ou mal.....estendeu-me ao comprido a'sua boa maneira.

Deu-me um quatro no fim do periodo quando eu tinha média para pelo menos 11 ou 12. Ja' não fui o terceiro periodo.....Aquele episódio marcou-me ate' hoje, não sei se positivamente se nao. Voltei no ano seguinte a' noite, tive porpofessora de matemática a Drª Aurora Bagarrão de boa memoria para mim...

Acabei o ano com media de 14....E despertou em mim o gosto para a matemática que ainda hoje tenho.Isto para dizer que nunca fui "menino". Ate' as brincadeiras do Tavares deMatos (sem dr nem respeito) me cai'ram mal. Não creio que eu seja caso único. Notei que meu irmao foi como eu e o fenómeno repetiu-se ate' no meu filho...

Sera' que está nos genes da familia? Talvez! Ou terá a ver com o ambiente onde fomos criados?

Confesso que não sei. Teria a minha vida tomado outro rumo se na minha infância tivesse brincado ou brincado mais?

Não sei.

Um abraco...de quem não foi menino e é vosso amigo

Diogo

Colocado por
JBS

PS- Excepcional texto costeleta. Parabens e um abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário